Skip to main content
COVID-19:

Olimpíadas Portuguesas da Matemática

 

 

Olimpíadas Portuguesas da Matemática

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e aos que frequentam o ensino secundário.

Esta iniciativa, patrocinada pelo NOVO BANCO desde 2006, foi a razão para que fosse atribuído o "Prémio Gulbenkian" à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). De acordo com o júri do prémio, na base desta distinção está a promoção de uma “iniciativa educativa de referência e de grande impacto nacional, que há mais de três décadas promove o gosto por esta disciplina".

Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. Um dos objetivos do concurso é a deteção precoce de vocações científicas e, em particular, para a Matemática. É com agrado que se verifica que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado carreiras científicas que auguram bastante sucesso.

O Banco, alinhado com os objetivos definidos para o Programa de Literacia Financeira, integrou esta iniciativa neste programa.

Rui Zhu Wang é o primeiro aluno a arrecadar sete medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Rui Zhu Wang é o primeiro aluno a conquistar sete medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), uma por cada ano de participação. A participar na competição desde 2014, este aluno da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Rui Zhu Wang, que agora ingressa no ensino superior, arrecadou nesta edição uma medalha de prata. Também Sophia Zhu Wang, irmã de Rui, conquistou uma medalha de bronze na Categoria Júnior (6.º e 7.º anos).

A cerimónia de encerramento das 38ª Olimpíadas Portuguesas de Matemática decorreu no dia 03 de outubro online, através da plataforma Zoom. As provas finais da competição aconteceram no dia 12 de setembro, com apenas uma prova, em vez das duas habituais, e pela primeira vez em cinco locais distintos, de forma a evitar aglomerados. A Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a Universidade do Algarve e a Universidade da Madeira receberam os 90 alunos, selecionados nas primeiras duas eliminatórias.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, do NOVO BANCO, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Texas Instruments e da Happy Code.


Parceiros

SPM