3ª edição
 

Catarina Botelho, Pedro Neves Marques e Ivo Andrade foram os artistas vencedores da 3ª edição do BESrevelação (o agora NOVO BANCO Revelação).

Cada jovem artista recebeu uma bolsa de produção no valor de 7.500 euros, para além da oportunidade única de mostrar o seu trabalho numa exposição conjunta a realizar num dos mais importantes museus nacionais de arte contemporânea.

A exposição foi acompanhada de um catálogo bilingue com ensaios sobre os artistas, da autoria de Maria do Mar Fazenda, Celso Martins e Lorenzo Bruni.

 

Clique aqui para saber mais sobre os vencedores.


 

 
Os vencedores
 
Catarina Botelho

As fotografias composeram um universo familiar intimista que faz das relações humanas o seu centro de atenção. Os personagens das suas fotografias, que pertencem invariavelmente ao círculo familiar e de amizade, forão revelados em diferentes situações. Tratou-se de um delicado movimento onde a observação se traduz num gesto afetivo.

 
 
 
Pedro Marques

Recuperou e revitalizou algumas das principais premissas da arte conceptual das décadas de 1960 e 1970, nomeadamente a serialidade e alguma antivisualidade. Deslocou problemas iminentemente visuais para outros meios, nomeadamente o texto. O seu projeto, consistiu no registo vídeo de uma viagem de barco em que percorre, filmando, toda a costa portuguesa de Norte a Sul.

 
 
 
Ivo Andrade
Através de um processo fotográfico fixou os diferentes estádios e alterações ocorridas no processo. A forma como foram fotografadas pretendeu dar o objeto com um certo nível de neutralidade e pormenor (remetendo para fotografias dos arquivos museológicos, antropológicos e etnológicos).
 
   
  •  Expand 
  • Composição do júri