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SEGURANÇA ONLINE:

Cuidados a ter nas transações com o seu cartão de forma a obter a máxima segurança.

Segurança dos Cartões

De forma a obter a máxima segurança nas transações com o seu cartão, relembramos alguns cuidados que deve ter:

 

  • O cartão

    Ao receber a informação de que lhe será enviado um novo cartão, fique atento ao prazo indicado. Se não receber o cartão na data prevista, contacte de imediato o banco. Os novos cartões devem ser assinados imediatamente após a sua receção. 

    Guarde sempre o cartão num local seguro, que não seja de fácil acesso a terceiros. 

    Mantenha o cartão em perfeitas condições e evite o contacto com materiais metálicos (chaves) ou campos magnéticos (carteiras com ímanes) que poderão danificar as informações gravadas na pista magnética, dificultando a sua utilização.

    Quando o cartão atinge o limite de validade, deve destruí-lo antes de o deitar fora, inutilizando definitivamente a pista magnética e o painel de assinatura.

  • O código secreto

    O código secreto é pessoal e intransmissível e deverá ser memorizado. Nunca, em circunstância alguma, divulgue o código secreto (Código Pessoal ou PIN). Assim que receber o código secreto memorize-o e destrua o envelope de informação do mesmo. Caso pretenda guardá-lo, não o deixe em lugar visível e/ou facilmente acessível. Não deve igualmente escrever o código secreto no próprio cartão, nem em qualquer outro documento que tenha junto do cartão.

    Se pretender alterar o código pessoal, não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil apropriação (por exemplo, o ano de nascimento ou o dia e mês de aniversário).

  • Utilização

    No momento de marcação do código secreto, deve garantir que o faz em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros.

    Nunca entregue o cartão a terceiros para efetuarem levantamentos, pagamentos ou quaisquer outras transações por si.

    Sempre que realizar um pagamento, nunca deve perder o seu cartão de vista e deve certificar-se de que o cartão é passado num único equipamento. Ao pagar, após confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida. Exija sempre um comprovativo da compra.

  • Internet

    Seja prudente nos pagamentos através da internet. Apesar de não ser uma garantia absoluta, verifique se a página contém o contacto do webmaster ou da sede. Regra geral, estes elementos significam que a página corresponde ao sítio oficial da empresa. Use o cartão apenas em sítios da Net de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página tiver em certificação e utilizar sistemas de segurança (por exemplo, um cadeado no canto inferior direito do ecrã).

    Faça as suas compras online com total segurança. Adira todos os seus cartões ao 3D Secure (serviço não disponível para o cartão pré-pago Empresa) ou crie cartões virtuais MB Net, de forma simples e cómoda no novobanco Onlinet ou na App.

    Evite divulgar os dados do seu cartão por email ou por telefone, pois não se trata de um procedimento seguro e nunca se esqueça de obter o seu cartão virtual.

Pagamentos eletrónicos | Autenticação Forte

Pagamentos eletrónicos | Autenticação Forte

Pagamentos eletrónicos mais seguros.
A autenticação forte é uma autenticação baseada na utilização de dois ou mais elementos pertencentes às seguintes categorias:

- Conhecimento: por exemplo, PIN ou palavra-passe;
- Posse: por exemplo, one-time password, telemóvel ou cartão de pagamento;
- Inerência: por exemplo, impressão digital.

Estes elementos têm de ser independentes, na medida em que a violação de um deles não compromete a fiabilidade dos outros. Ou seja, serão solicitados pelo banco dois elementos que têm de pertencer a categorias diferentes.

Adicionalmente, nas operações de pagamento remotas, a autenticação forte tem de incluir um elemento que associe de forma dinâmica a operação em causa a um montante e beneficiário específico, tal como um código gerado e enviado para o telemóvel do cliente.
 

  • Outros conselhos

    Se notar que a máquina apresenta algo de invulgar ou está vandalizada, não a utilize.

    Leia atentamente toda a correspondência enviada pelo novobanco antes de a destruir, pois pode conter informação relevante sobre a conta a que o cartão se encontra associado e não só.

    Confirme periodicamente os movimentos do seu cartão, se detetar operações que não tenha realizado, contacte imediatamente a entidade emissora do cartão.

    No caso de roubo, perda, extravio ou falsificação, anule de imediato o cartão através da Linha Direta, do novobanco Online ou da rede de agências. Para facilitar a notificação, procure ter sempre o número do seu cartão e/ou o número da conta à qual tem associado o cartão.

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