Respostas COVID-19

Teletrabalho

O Teletrabalho já era uma realidade no NOVO BANCO mesmo antes da pandemia. No entanto, muitos mais colaboradores passaram a fazer da sua casa o seu local de trabalho. Para estes casos foram criados um conjunto de dicas e boas práticas para que, mais facilmente, se adaptem a esta nova forma de trabalho.

Boas práticas individuais
Numa situação verdadeiramente atípica, cada um tem a sua própria forma de viver o momento. Para que tudo se desenrole com o mínimo de normalidade, o NOVO BANCO partilha algumas dicas:
- Manter o foco fazendo um plano para o dia, conciliando o trabalho com as pausas necessárias para descanso, cumprindo os tempos de trabalho. 
- Manter as rotinas, não descurando a apresentação tendo em conta que participará em reuniões virtuais, estabelecimento de horários para refeições e pequenos intervalos que devem incluir pausas para falar com colegas sobre temas que não de trabalho, não esquecendo a atividade física.
- Criar novos hábitos, como por exemplo, beber um café virtual, partilhar algo de novo, interessante ou inspirador na rede social interna, partilhar uma receita, um hobby, ensine algo aos outros, entre outros.

Boas práticas de gestão de equipas
Num período que implica adaptação, o NOVO BANCO partilha dicas de como manter as equipas focadas, produtivas e onde se privilegia a preocupação com o próximo, mesmo quando ele está mais longe (fisicamente).

É necessário manter o espírito de equipa e a moral, sendo para isso essencial dinamizar reuniões, estabelecer objetivos diários ou semanais, acompanhar a produtividade e a performance, e passar informação sobre o negócio às equipas, uma vez que o acesso à informação diminui a perceção de incerteza e promove a confiança.

Por outro lado deve ser mantido o foco no bem-estar dos colaboradores, perguntando se estão bem, como está o agregado familiar, tendo especial atenção a quem possa estar mais isolado nesta fase, quer seja por viver sozinho e sem apoio familiar, estar longe da rede de amigos ou por estar a atravessar um momento difícil, isto porque pode haver pessoas cuja vida social esteja muito dependente da empresa.

Boas práticas de segurança
Para que o Teletrabalho seja seguro, os colaboradores do NOVO BANCO têm acesso a um conjunto de recomendações de modo a reduzir práticas que possam colocar em causa a segurança da informação e, num extremo, a segurança do sistema bancário num todo.

Emissões CO2 2019 e mudanças COVID-19
O NOVO BANCO realiza anualmente o cálculo das suas emissões de CO2. Dado o momento, muitos dos nossos colaboradores estão em Teletrabalho, fazendo com que as emissões relativas às deslocações casa-trabalho-casa estejam em decréscimo. As reuniões presenciais deram lugar a reuniões digitais, o que indica que, no próximo cálculo de emissões de CO2, venha a ocorrer um impacto significativo. O NOVO BANCO espera que estes tempos signifiquem mudança de comportamentos e consequentemente um menor impacto ambiental.