Microfinança

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, o Banco desenvolveu e disponibilizou uma linha de microfinança que abrange serviços e soluções financeiras desenvolvidos para segmentos sociais e profissionais com necessidades específicas, acesso dificultado ao crédito bancário e com perfil empreendedor. Os principais produtos das microfinanças são os de microcrédito (baseados em empréstimos flexíveis), as micropoupanças (de curto, médio e longo prazo), os microsseguros, entre outros.

Microcrédito
O Banco tendo vindo sistematicamente a reforçar a sua aposta no microcrédito, tendo como principal objetivo impulsionar a economia e promover o emprego ao potenciar a inclusão social, como forma de resposta ao atual contexto socioeconómico. Esta aposta no empreendedorismo nacional, permitiu em 2015 financiar 141 projetos, num montante de crédito concedido na ordem do total de mais de 2,4 milhões de euros, que contribuíram para a criação de 224 postos de trabalho. Criado com o objetivo de ajudar a impulsionar a economia e promover o emprego, melhorando a inclusão financeira de pessoas com espírito empreendedor. O microcrédito mereceu a distinção da Organização das Nações Unidas como uma das mais eficazes ferramentas de combate à pobreza.

Na atual carteira de Microcrédito do Grupo NOVO BANCO contabilizam-se cerca de 1 150 projetos financiados, num valor total 19,9 milhões de euros de crédito concedido, sendo que 15% destes investimentos foram viabilizados através do Microcrédito NOVO BANCO, situando-se a média do empréstimo nos 8 mil euros para um investimento na ordem dos 10 mil euros e que possibilitaram a criação de mais de 1 880 postos de trabalho.

Postos de trabalho criados



 

Financiamento/Setor de Atividade em 2015

 

Clique aqui para consultar as condições do Microcrédito.

Micro Poupança
Com o aumento do custo de vida, decorrente do atual contexto socioeconómico, foi-se tornando cada vez mais urgente ajustar o orçamento familiar ao respetivo rendimento. Estando atento a esta realidade, o NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de soluções de poupança adequado às necessidades dos seus Clientes.

As soluções Poupança Programada, Micro Poupança e Poupança por Impulso mantiveram, em 2014, uma forte dinamização pela rede comercial, permitindo ao Banco apoiar os seus Clientes na constituição de cerca de 985 milhões de euros em poupanças. Este valor representa cerca de 12% do total de depósitos a prazo e contas poupança captadas pelo Banco junto de Clientes particulares.

  • Poupança Programada - permite poupanças programadas a partir de 10 euros mensais, mediante a adesão a um plano de entregas mensais, no qual o Cliente estabelece a quantia e o momento do mês a poupar, permitindo ajustar a poupança ao seu respetivo orçamento familiar. Os Clientes têm a possibilidade de aderir à Poupança Programada através de três opções de conta poupança programada, com prazos de 3, 5 e 10 anos;
  • Micro Poupança - é uma solução que permite a qualquer Cliente, começar a poupar pequenos montantes, através do arredondamento dos débitos correspondentes às suas despesas quotidianas revertendo o arredondamento para uma conta poupança (exemplos: prestação de crédito habitação, prestação de crédito individual, prémio de seguro, débitos diretos, entre outros);
  • Poupança por Impulso - tem como fator inovador, permitir aos Clientes portadores da aplicação "Poupe" para smartphones, reforçar uma poupança com pequenos montantes de cada vez (entre 5 e 50 euros). Para poupar, basta abrir a aplicação e carregar no botão. Nesse momento é efetuada uma transferência a partir da conta selecionada como conta de origem para uma nova conta criada no momento da adesão, com o descritivo "Poupança por Impulso".

Clique aqui para saber mais sobre a Micro Poupança.