Fornecedores

A implementação do programa de desenvolvimento sustentável do NOVO BANCO não depende exclusivamente dos seus Colaboradores. A comunidade em geral e as entidades com quem o Banco se relaciona no dia-a-dia são também indispensáveis para o sucesso desse programa.

Destaca-se em particular os Fornecedores do banco, que para além de parceiros comerciais, têm vindo a contribuir e a associar-se à implementação e divulgação de boas práticas promovidas pelo Grupo NOVO BANCO (GNB).

Sendo a partilha de boas práticas a base do programa de desenvolvimento sustentável, o NOVO BANCO está muito atento e recetivo a aplicar também as boas práticas dos seus Fornecedores.

Princípios de Relacionamento com Fornecedores NOVO BANCO

É com este espaço de partilha, entre o Banco e os seus Fornecedores, que se pode criar um círculo virtuoso em que todos contribuam para uma relação mutuamente vantajosa e de sucesso, no respeito dos princípios de boa conduta (imparcialidade, transparência, qualidade e eficiência) que integram os nossos "Princípios de Relacionamento com os Fornecedores do Grupo NOVO BANCO".

Em que consistem esses princípios:

Principios fornecedores 1

Adicionalmente, o Banco subscreveu os dez princípios do "Global Compact" emanados pelas Nações Unidas, em resultado de uma iniciativa de cidadania empresarial lançada pelo Secretário-Geral Kofi Annan, anunciado a 31 de janeiro de 1999, no Fórum Económico Mundial.

Os dez princípios do Global Compact são enumerados como segue:

  • Apoiar e respeitar a proteção dos Direitos Humanos;
  • Assegurar que não é cúmplice na violação dos Direitos Humanos;
  • Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva;
  • Promover a eliminação de todas as formas de trabalho forçado;
  • Promover a abolição efetiva do trabalho infantil;
  • Promover a eliminação da discriminação em relação ao emprego;
  • Apoiar o princípio de adoção de medidas preventivas relativas aos problemas ambientais;
  • Adotar iniciativas que promovam uma responsabilidade ambiental mais abrangente;
  • Desenvolver e divulgar as tecnologias mais eficientes em termos ambientais.
  • Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

O GNB tem convidado os seus Fornecedores a subscreverem os princípios acima referidos e a adotarem condutas coerentes, nomeadamente no que respeita ao ambiente, condições de emprego e ética:

principios Fornecedores 2

Os compromissos dos NOVO BANCO com Fornecedores

Nas grandes organizações, nem sempre é fácil encontrar o interlocutor certo para que um Fornecedor venha apresentar os seus bens e serviços.

Assim, o primeiro compromisso, que o banco considera fundamental, é garantir a todas as entidades que desejem ser Fornecedores do GNB, um canal de comunicação e apresentação rápido e eficiente. Esse canal é o Portal de Fornecedores do Grupo NOVO BANCO.

As grandes organizações são também muitas vezes criticadas por olharem apenas para o preço e não para a capacidade e robustez dos seus Fornecedores de honrarem os seus compromissos de serviço e de pagarem os seus impostos.

Deste modo, o segundo compromisso para com a comunidade é garantir uma apreciação prévia das capacidades dos Fornecedores e de selecionar apenas entre os que operem no mercado de forma séria e responsável, cumprindo todas as suas obrigações fiscais, legais entre outras.

Este compromisso é materializado na apreciação que é efetuada:

  • Aos pedidos de registo no Portal de Fornecedores do GNB - onde os fornecedores descrevem e detalham as suas capacidades e valências.
  • Em processos de pré-qualificação de fornecedores.
  • Na avaliação rigorosa, técnica e comercial, das propostas apresentadas pelos concorrentes a uma consulta de mercado lançada pelo GNB.
  • Das referências de mercado obtidas junto da comunidade de entidades compradoras, de profissionais de compras e de fornecedores concorrentes.
  • Aos incidentes que os fornecedores possam apresentar (da consulta da certidão permanente, das declarações de não divida emitidas pela AT e Segurança Social, dos processos especiais de revitalização e dos processos de insolvência no portal Citius, entre outros).

Adicionalmente, existe uma perceção de que as grandes organizações compradoras nem sempre pagam atempadamente, dentro das condições acordadas, as faturas de bens e serviços que adquirem e que não é fácil contactar o departamento interno responsável por executar os pagamentos a fornecedores, para obter esclarecimentos.

Neste contexto dos pagamentos a Fornecedores, constata-se o terceiro compromisso, o qual se concretiza nas seguintes práticas:

  • Manter a boa prática do pagamento standard a 30 dias, salvo nos casos em que, por força da tipologia do serviço prestado, as partes (Banco e Fornecedor) entendam ser mais vantajoso a determinação de prazo diverso.
  • Disponibilizar a todos os fornecedores, através do Portal de Fornecedores, um acesso direto online ao status de pagamento dos documentos de faturação que o fornecedor emitiu ao NOVO BANCO e aos avisos de pagamento respetivos. Esta funcionalidade está disponível desde a data da sua constituiçãoa todos os fornecedores do Banco que tenham concluído o seu processo de registo no referido Portal.
  • Criar um canal privilegiado de comunicação entre o Fornecedor e o Banco, possibilitando o envio de mensagens entre si, sobre pedidos de esclarecimentos adicionais sobre os documentos de faturação, realização de consultas de mercado, sugestões ou reclamações, entre outros assuntos. Este canal está igualmente disponível desde a data da sua constituição para todos os nossos fornecedores através do Portal de Fornecedores GNB.

Portal de Fornecedores Grupo NOVO BANCO

O Portal de Fornecedores é um meio privilegiado de interação com os fornecedores, permitindo:

  • Divulgar o modelo de compras do NOVO BANCO;
  • Constituir, através do processo de pré-registo e registo no Portal, uma base de dados de atuais e potenciais Fornecedores nas várias categorias de produtos e serviços, agilizando e tornando mais eficaz o processo de identificação dos Fornecedores mais adequados a satisfazer uma determinada necessidade, assim como a avaliação técnica e comercial dos fornecedores quando são selecionados a participar numa consulta de mercado lançada pelo GNB;
  • Permitir a apresentação dos fornecedores, de forma simples, rápida e racional, à estrutura de compras do NOVO BANCO, potenciando assim a sua participação em futuras consultas de mercado;
  • Difundir os Princípios de Conduta com fornecedores acima referidos, sensibilizando-os para a necessidade de implementação das boas práticas.
  • Publicitar antecipadamente junto dos fornecedores, as categorias de produtos e serviços que sejam identificadas pelo banco como alvo de próximas ações de pesquisa e/ ou consulta de mercado.

Clique aqui para aceder ao Portal de Fornecedores.

Registo no Portal de Fornecedores

Como demonstração da atitude responsável e consequente na seleção e contratação dos melhores Fornecedores - e não necessariamente os que apresentam as propostas com preço mais baixo - o NOVO BANCO informou os seus Fornecedores quanto à obrigatoriedade do registo e pré-registo dos seus Fornecedores atuais, com faturação acima dos 10 mil euros, bem como todos os potenciais fornecedores que participem em novos processos de consulta, a convite do Banco.

Em 2015 encontravam-se  inscritas 3 422 entidades no Portal de Fornecedores, das quais 575 são atuais Fornecedores regulares e com faturação anual superior a 10 mil euros. O grau de cobertura em termos de faturação, de Fornecedores com registo concluído ou em processo de registo (pré-registados) era de 95,6%.

Scoring de Sustentabilidade

Com base na informação disponibilizada por cada Fornecedor, o Banco efetua o cálculo do "score de sustentabilidade", que tem em consideração aspetos laborais e éticos, aspetos de higiene e segurança no trabalho e aspetos de ambiente.

Este indicador constitui um critério de decisão na contratação, privilegiando-se os fornecedores que partilhem dos mesmos princípios e boas práticas do Banco. Cerca de 83 % das entidades registadas no Portal de Fornecedores alcançou um score positivo.