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O NOVO BANCO orienta a sua atuação por princípios de sustentabilidade e com o firme propósito de contribuir positivamente para todo o ecossistema em que se insere. Com o objetivo de gerir o seu negócio de forma justa e responsável, o Banco tem vindo a implementar uma cultura de contínua monitorização do seu impacto na comunidade em que se insere, de formação e sensibilização dos colaboradores, parceiros e clientes, mantendo-se fiel aos princípios e políticas que norteiam a sua atuação.

Com o objetivo de definir a sua estratégia de sustentabilidade, o NOVO BANCO elaborou a sua primeira Matriz de Materialidade, em 2019, tendo para este fim  sido remetido um questionário a cerca de 9 mil stakeholders internos e externos: colaboradores, clientes, fornecedores, reguladores, instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais, associações empresariais; mas também outras entidades como: sindicatos, bancos e media, entre outros.

Matriz de materialidade
Esta matriz, a par do plano estratégico recentemente implementado, dos compromissos assumidos e dos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS), que se encontram a ser selecionados, passara a ser a base da estratégia de sustentabilidade do NOVO BANCO.

Canais de comunicação de stakeholders

O feedback das diferentes partes interessadas torna-se, deste modo, fundamental para a constante melhoria dos serviços prestados, dispondo para este fim de diferentes canais que permitam melhorar o relacionamento com os diferentes grupos de stakeholders e corresponder às suas expectativas, permitindo reforçar continuamente o dialogo que se pretende constante.

Stakeholders                                          Canais

Colaboradores Solicitação de feedback presencial, via questionários e reuniões
Intranet (NBweb e Portal de Recursos Humanos)
Emails (incluindo CEO Office e "Pergunte ao presidente")
Gestor DCH de colaboradores no ativo e na reforma
Human Resources Business Partner
Visitas de liderança executiva à rede comercial
Linha Whistleblower
Workshops e Palestras
Convenção anual e outras reuniões
Comissão de Trabalhadores, Secretariado Sindical e Procedimento de Informação e Consulta
Clientes Solicitação de feedback presencial, via online e telefónica;
Sistema formal para apresentação de reclamações;
Rede de Balcões, Centros de Empresas e Direções Regionais.
Redes sociais (NOVO BANCO Cultura, Planeta NOVO BANCO e Linkedin)
Eventos, ex. NOVO BANCO Summit
Entidades Reguladoras Prestação de informação obrigatória e voluntária
Solicitação de feedback via telefone, online e presencial.
Equipa de Investor Relations
Reuniões regulares com investidores
Apresentação trimestral de resultados
Site de investidores
Fornecedores Contactos estabelecidos através de um site específico (Portal de Fornecedores Grupo NOVO BANCO), articulando-se a troca de informação via e-mail, telefone e presencial.
Media Prestação de informação presencial, por telefone e online:
Conferências de Imprensa
Apresentação trimestral de resultados
NOVO BANCO Summits
Comunidade Diálogo presencial, telefónico e online contínuo com Associações, IPSS, ONG's sociais e ambientais;
Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial;
Participação em conferências
Redes sociais (NOVO BANCO Cultura, Planeta NOVO BANCO e Linkedin)

Parcerias

Signatário Iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem, no ano 2000, numa proposta do então Secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Assenta em dez Princípios fundamentais, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa promover o compromisso público e voluntário das empresas em cumpri-los.
Membro Associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013, é composto por 69 organizações, que assumem o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.
Associado Principal entidade que representa o sector bancário português, tendo sido criada em 1984 para fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento de um sector bancário mais sólido.

Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, que representa os interesses da Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, da Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário, da Gestão de Fundos de Pensões e da Gestão de Patrimónios, permitindo uma defesa mais eficiente destas atividades.

Associação Portuguesa de Qualidade é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969 que tem como propósito a promoção e divulgação de conhecimentos teóricos e práticas no domínio da Qualidade e Excelência em Portugal.

Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente.
Subscritor Documento recentemente apresentado pela United Nations Global Compact, que tem como principal objetivo: alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera.

Carta Compromisso pelo Financiamento Sustentável em Portugal, que tem como objetivo contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável.