O NOVO BANCO disponibiliza soluções de Open Banking versáteis e eficientes, compatíveis com as disposições legais decorrentes da Directiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2), do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (RJSPME), das suas instruções complementares e dos novos modelos de relação e negócio que este novo enquadramento potencia..
Este novo contexto visa contribuir para a criação de um mercado único de serviços de pagamento na Europa, potenciando mais transparência, melhor serviço aos cidadãos e empresas, segurança acrescida, eficiência e maior abertura à inovação e desenvolvimento de novos modelos de relação.
Naquela que é provavelmente a principal das alterações decorrentes deste novo enquadramento, são definidos novos modelos de relação entre Clientes e instituições bancárias, com a criação de infra-estruturas e protocolos que visam permitir que pessoas e empresas possam consultar e movimentar as suas contas de pagamento através das soluções de outras entidades, normalmente designadas por TPPs, ou seja "Third Party Providers", que, consoante a natureza dos serviços que fornecem, poderão ser AISP ("Account Information Service Providers", PISP ("Payment Initiation Service Providers"), etc.
Para esse efeito, o NOVO BANCO disponibiliza uma solução de interfaces dedicados no modelo API ("Application Programming Interface"), que permite que os TPPs disponibilizem nos seus sites ou aplicações, funcionalidades de consulta ou transaccionalidade sobre contas de pagamento sedeadas no banco. Este interface foi desenvolvido com apoio da SIBS segundo padrões internacionais do Berlin Group e está descrito em detalhe no portal do SIBS API MARKET.
Nesse portal poderá encontrar toda a informação necessária que permite o desenho, teste e lançamento de soluções de Open Banking com ligação a contas sedeadas no NOVO BANCO.
Saiba mais em www.sibsapimarket.com.
Permite a um TPP autorizado e devidamente credenciado, disponibilizar nos seus sites ou apps funcionalidades que permitem a consulta de saldos e movimentos de contas de pagamentos detidas no novo banco, mediante consentimento do titular.
Saiba mais aqui
Permite a um TPP confirmar a disponibilidade do montante associado a uma operação a iniciar, na conta de pagamentos de um Cliente, com o consentimento prévio do mesmo.
Saiba mais aquiEsta API permite a um TPP disponibilizar a inicição de pagamentos nos seus sites ou apps, sem que o Cliente tenha de utilizar o homebanking ou apps do banco para o mesmo efeito.
Saiba mais aqui