dontbeamule

MONEY MULING
Sensibilização e prevenção do público

Mais de 90% das transações com Money Mule, identificadas por meio das ações europeias de Money Mule, estão ligadas ao crime cibernético. O dinheiro ilegal geralmente vem de atividades criminosas como phishing, ataques de malware, fraude de leilões on-line, fraude de comércio eletrónico, comprometimento de e-mail comercial (BEC) e fraude do CEO, "romance scams", fraude de férias (fraude de reserva) e muitas outras.


O QUE É MONEY MULING?

Uma Money Mule é um tipo de lavagem de dinheiro. É uma pessoa que recebe dinheiro de terceiros na sua conta bancária e/ou transfere para um terceiro ou retira em dinheiro e entrega a outra pessoa, obtendo uma comissão por isso.
Mesmo que as Money Mule não estejam diretamente envolvidas nos crimes que geram dinheiro (crime cibernético, pagamento e fraude on-line, drogas, tráfico de pessoas etc.), estas são cúmplices, porque lavam o dinheiro proveniente destes crimes. Simplificando, as Money Mule ajudam estes criminosos a permanecer anónimos enquanto movimentam dinheiro à volta do mundo

 

COMO AS MONEY MULE SÃO RECRUTADAS?

Ofertas de emprego aparentemente legítimas (por exemplo, "Money transfer agents ") anunciadas em fóruns on-line, e-mails, redes sociais (por exemplo, posts no Facebook em grupos fechados, Instagram, Snapchat) ou anúncios pop-up.
Mensagens diretas enviadas por aplicativos de mensagens instantâneas (por exemplo, WhatsApp, Viber, Telegram) ou por e-mail.
Abordados pessoalmente de forma direta na rua.


QUEM É O PÚBLICO ALVO?

Recém-chegados ao país (geralmente direcionados logo após a chegada) e desempregados, estudantes e pessoas com dificuldades económicas.
Os alvos mais prováveis são pessoas com menos de 35 anos. Recentemente, estes grupos criminosos começaram a recrutar gerações mais jovens (12-21 anos).


QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA?
As seguintes características não indicam, necessariamente, solicitação de Money Mule, mas são muito usadas.

OFERTAS DE TRABALHO FALSAS

Os anúncios de Money Mule podem copiar o site de uma empresa verdadeira e ter um endereço do site semelhante para fazer com que a abordagem pareça verdadeiro.
E-mails com ofertas falsas de emprego, geralmente mal construídos e mal escritos. É provável que o endereço de e-mail do remetente seja de um serviço gratuito baseado na Web (Gmail, Yahoo !, Windows Live Hotmail etc.) que não corresponde ao nome da empresa.
Os anúncios de Money Mule, normalmente, afirmam que são uma empresa estrangeira que procura "representantes locais / nacionais" ou "agentes" para agir em seu nome por um período de tempo, às vezes para evitar altas taxas de transação ou impostos locais.
A posição envolve a transferência de dinheiro ou bens.
As tarefas específicas do trabalho não são descritas.
A posição não refere requisitos educacionais ou de experiência.
Todas as interações e transações serão feitas online. A oferta promete potencial de ganho significativo por pouco esforço.
A natureza do trabalho da empresa falsa pode variar, mas as especificidades do trabalho anunciado incluem sempre o uso da sua conta bancária para movimentar dinheiro.


DINHEIRO INSTANTÂNEO


Alguém que não conhece pede-lhe que movimente dinheiro pela sua conta bancária oferecendo uma comissão.
O contato é estabelecido pessoalmente, através de redes sociais ou apps de mensagens instantâneas.
A oportunidade de ganhar dinheiro fácil é apresentada sem riscos, usando expressões como "dinheiro legítimo", "100% garantido" e "dinheiro no mesmo dia".
É informado do que fazer e quanto outros já ganharam por fazer o mesmo.
O motivo pelo qual isso é necessário pode variar, mas será sempre solicitado a fornecer o número da sua conta bancária.
Lembre-se: dinheiro ilegal entrará e sairá da sua conta bancária, mas no final a responsabilidade será sua.


COMO COMBATER A LAVAGEM DE DINHEIRO?

Nunca forneça a sua conta bancária ou outros detalhes pessoais a ninguém, a menos que conheça e confie.
Proteja os seus cartões bancários. Não divulgue detalhes de login bancário on-line, PIN, número CVV, etc.
Tenha muito cuidado com e-mails não solicitados ou ofertas feitas nas redes sociais ou pessoalmente, prometendo dinheiro fácil.
Ignore qualquer oferta de emprego que envolva transferências de dinheiro através da sua conta bancária, independentemente do quão autênticas elas possam parecer. Se uma oportunidade parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é.


O QUE FAZER?

Se recebeu algum e-mail desse tipo, não responda e não clique nos links que eles contêm. Informe a polícia.
Fique atento a anúncios de emprego e posts de redes sociais que prometem dinheiro fácil. Denuncie sempre a conta fornecedor da plataforma para que seja retirada e impeça que outras pessoas caíam no mesmo erro.
Se receber uma oferta, pessoalmente, recuse-a e avise a polícia.
Se suspeitar que está envolvido num esquema de lavagem de dinheiro ou mula, pare de transferir dinheiro imediatamente, notifique o seu banco ou fornecedor de pagamentos e avise a polícia judiciária. Pode ajudar a impedir que outras pessoas se tornem mulas do dinheiro e até ajudar a capturar os criminosos.