Sua Responsabilidade

Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
A segurança dos seus dados e transações também são da sua responsabilidade e para evitar inconvenientes, sugerimos que utilize as seguintes práticas:

Proteja o seu computador

Atualize frequentemente o seu sistema operativo. Se utiliza o sistema operativo Windows, poderá fazê-lo de imediato através do site Windows update.

 

Instale um antivírus com firewall no seu computador e mantenha-o sempre atualizado. Caso não tenha o antivírus instalado poderá fazer um scan ao seu computador nos sites do Panda ou da Trend Micro, para identificar os vírus que eventualmente possam existir.

 

Instale um programa anti-spyware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento. Caso não possua um programa anti-spyware, poderá instalá-lo gratuitamente no site da Microsoft.

Cuidados na utilização do correio eletrónico

Mantenha-se atento ao Phishing
O Phishing é um tipo de ação fraudulenta que recorre ao uso de emails fraudulentos que aparentam ter origem no banco, mas que efetivamente não são (ver alguns exemplos aqui).

 

Normalmente estes emails induzem o destinatário a utilizar um link para uma página web onde é levado a introduzir ou confirmar informação sensível e/ou pessoal, como por exemplo, códigos de acesso a serviços de banca direta (matriz), cartões de crédito, dados sobre contas bancárias, etc.. Apesar destas páginas terem uma aparência legítima (logos, navegação), efetivamente não são.

 

A maior parte das empresas legítimas nunca lhe pedirá esta informação através de email.

  • Tenha cuidado com emails que lhe pedem informações sensíveis e/ou pessoais. Não clique em links recebidos por email, e não responda a emails que solicitam dados confidenciais.
  • Em vez de clicar em links de emails suspeitos, deve ir ao site pretendido diretamente, escrevendo o endereço no seu browser.
  • Nunca abra ficheiros anexados em mensagens de correio eletrónico sem primeiro verificá-los com um antivírus atualizado, mesmo que a mensagem seja de uma fonte fidedigna. Muitas vezes esses ficheiros instalam programas maliciosos, que põem em causa a confidencialidade dos seus dados.
  • Desative a opção "Painel de Pré-visualização" (ou "Preview Pane") do seu correio eletrónico para evitar que uma mensagem com vírus (geralmente em HTML) seja processada automaticamente. Se desejar manter essa opção ativada, aconselhamos que, no correio eletrónico, defina a receção de todas as mensagens em formato de texto.
Cuidados na navegação na Internet

Se estiver num site que lhe solicita a inserção de informações sensíveis, verifique se há sinais de qualquer coisa suspeita. Por exemplo, verifique o URL para se certificar de que a página é realmente parte do site da organização e não de uma página fraudulenta num domínio diferente (como NBbanco.com ou g00gle.com). Se ainda estiver numa página onde lhe vão ser solicitados meios de pagamento (como informações sobre o seu cartão de crédito), verifique o ícone do cadeado no browser. No Firefox e Internet Explorer 6, aparece o cadeado no canto inferior direito, enquanto que no Internet Explorer 7 o cadeado aparece no lado direito de barra de endereços. Estes sinais não são infalíveis, mas pelo menos garantem-lhe alguma fidedignidade.

 

Use um navegador que possua um filtro de Phishing. As últimas versões dos navegadores mais utilizados, incluindo o Firefox, o Internet Explorer e o Opera, incluem filtros de Phishing que podem ajudá-lo a evitar potenciais ataques.

Cuidado com propostas

Tenha cuidado ao receber emails que falam de "heranças", "ofertas fabulosas" ou "prémios". Se algo parece muito bom para ser verdade, provavelmente é. Poderá ser um phisher que está a tentar roubar os seus dados pessoais para fins maliciosos, ou uma tentativa de extorquir dinheiro adiantado para "libertar" a "herança" ou "prémio", que na realidade não existe.

 

Cuidado com emails ou sites que oferecem oportunidades de carreira em empresas alegadamente ligadas a atividades que envolvem pagamentos e recebimentos internacionais propondo ao destinatário uma comissão por transferência, normalmente uma % do montante transferido através da sua conta. Habitualmente, estes emails são de angariadores de intermediários ("mulas" ou "testas de ferro"). Este tipo de atividade pode estar associado a atos ilícitos e criminais, com todas as consequências daí inerentes.

Cuidados a ter com os seus dados dos canais diretos

Garanta a segurança dos seus dados e a confidencialidade das suas transações.
Nunca introduza a totalidade dos dígitos da matriz, que constituem o código de segurança 2º nível, disponível no seu cartão dos canais diretos. Esses dígitos são necessários para efetuar operações nos canais diretos, e o NOVO BANCO nunca, em condição alguma, lhe solicitará mais de 3 dígitos de cada vez.

 

Mantenha os seus dados de acesso reservados. Nunca os divulgue, mesmo a pessoas da sua confiança, nem os anote em papéis. Mantenha sempre consigo o cartão dos canais diretos, evitando que terceiros possam ter acesso à matriz (código de 2º nível).

 

No serviço NBdirecto, normalmente os seus dados de acesso são introduzidos no sistema automático. Contudo, em casos excecionais, estes poderão ser-lhe solicitados pelo assistente. Nesse caso, assegure-se de que ninguém à sua volta está a escutar.

 

Se for contactado pelo NBdirecto, sem que tenha solicitado esse contacto, mantenha-se atento e não transmita os seus dados de acesso ou outras informações que possam colocar em causa o seu património.

 

Desconfie de alterações na imagem gráfica do NBnet ou nos procedimentos de acesso a que está habituado. Por exemplo, se lhe pedirem mais dados de acesso do que o habitual, ou se a página de introdução dos dados abrir numa janela distinta. Na dúvida, contacte o NBdirecto.

 

Desconfie se lhe forem apresentados, nas páginas, textos com erros gramaticais ou gralhas, ou se a linguagem utilizada indiciar que foram escritos por estrangeiros ou pessoas que não dominem a linguagem e os termos habitualmente utilizados no NBnet.

 

Evite aceder ao NBnet de um computador público ou partilhado por desconhecidos, a não ser que se trate de um posto NBnet num balcão NOVO BANCO.

 

Altere periodicamente o seu código de acesso aos canais diretos. Defina um código de acesso diferente daqueles que utiliza em sites que não requerem tantas preocupações de segurança. Evite códigos de acesso que possam ser facilmente adivinhados, como datas de nascimento ou números de telefone.

 

Sempre que introduzir os seus dados de acesso, certifique-se de que ninguém está a observá-lo e quando acaba de utilizar o NBnet, deve terminar a sessão, clicando no botão "Sair".

 

Certifique-se que está no NBnet, verificando a existência de um pequeno cadeado fechado na página. Clique duas vezes sobre o mesmo e confirme que o campo "Issued to" se encontra preenchido com "sec.novobanco.pt".

 

Monitorize as suas contas.

 

Tenha o hábito de verificar a data e a hora do último acesso ao NBnet.

Cuidados a ter com equipamentos móveis

Garanta a segurança do seu telemóvel\tablet com as seguintes recomendações:

 

Desligue as funcionalidades que não precisa, mesmo que estejam ativadas por defeito.

 

Antes de instalar uma app, leia as críticas e tente obter dados sobre o fabricante e perceber que permissões a app vai necessitar.

 

Utilize um PIN para bloquear o equipamento.

 

Evite utilizar as funcinalidades de localização geográfica.

 

Evite ligar a redes wireless desconhecidas - podem ser redes criadas especificamente para capturar os seus dados confidenciais.

 

Apague todos os dados (ou faça reset da fábrica) antes de vender ou trocar o equipamento.

 

Mantenha o software do equipamento atualizado.

 

Não utilize links ou sugestões de instalação de software de fonts deconhecidas.

 

Tenha as mesmas precauções nos equipamentos móveis que tem com o PC.