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RECOMENDAÇÕES

Para navegar na Internet é fundamental ter sempre presente os cuidados para garantir a sua segurança, a segurança das operações realizadas e a salvaguarda dos seus dados pessoais.

Conheça aqui algumas regras de segurança essenciais a adotar na utilização do seu computador, telemóvel ou tablet, no acesso aos serviços Internet e Mobile Banking do NOVO BANCO.

SEGURANÇA NO SMARTPHONE OU TABLET

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  • Dificulte o acesso ao seu Smartphone ou Tablet, proteja-o com uma password de acesso. Atenção estes equipamentos podem ser facilmente perdidos ou roubados.


  • Instale as aplicações (Apps) apenas dos fornecedores/lojas confiáveis (Appstore, Playstore, WindowsPhone Store, BlackBerry World, Nokia Store) e confirme sempre quais os níveis de permissões que são pedidos.


  • Defina limites e crie regras de utilização da Internet. Por exemplo, implemente restrições de acesso de forma a impedir a instalação ou execução de programas que não sejam do seu conhecimento.


  • Instale um Antivírus para o seu smartphone ou tablet. Já existem soluções disponíveis para alguns tipos de smartphones/tablets sendo algumas gratuitas.


  • Atualize sempre o sistema operativo e as aplicações instaladas. Caso não proceda às atualizações está a aumentar o risco de ataques virtuais ou instalação de aplicativos maliciosos.


  • Aceda apenas a Redes Wi-Fi conhecidas. As redes Wi-Fi gratuitas/hotspots facilitam o acesso à internet e também o trabalho dos cibercriminosos. Evite utilizar este tipo de ligação para aceder a sites que requeiram a introdução de informações sensíveis, incluindo redes sociais, compras online e homebanking.


  • Atenção aos links recebidos por SMS ou e-mail com origem num contacto desconhecido. Evite fazer clique em mensagens, imagens ou outros conteúdos publicitários de aspeto ou origem duvidosa.Elimine a mensagem e bloqueie o remetente, ou, caso seja de uma entidade fidedigna, sugerimos que confirme a veracidade do conteúdo contactando a mesma, antes de aceder ao link. Tenha também cuidado se o SMS lhe pedir uma resposta com os seus dados pessoais. Pode não se tratar de software malicioso, mas uma forma de angariar contactos para campanhas de SPAM.


É cada vez é mais importante saber identificar os perigos e salvaguardar a segurança dos equipamentos do acesso por terceiros a dados e informações pessoais.


Mantenha o smartphone seguro. Cada vez mais o telemóvel é um objeto pessoal que contém informação sensível, pelo que, mantenha-o sempre perto de si!

PROTEJA O SEU COMPUTADOR

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  • Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não manter o antivírus atualizado é quase o mesmo que não o ter! O antivírus protege o computador de ataques maliciosos verificando os programas que instala ou até mesmo os e-mails que recebe na sua caixa de correio.


  • Utilize uma Firewall / Internet Security - Recomenda-se a utilização de um sistema de firewall nos computadores ligados à Internet. Por toda a Internet existem processos controlados por intrusos que estão constantemente a percorrer os endereços da Internet à procura de computadores vulneráveis. Os sistemas de firewall proporcionam boa proteção contra este tipo de ataques de reconhecimento.


  • Mantenha as suas aplicações atualizadas, particularmente as Atualizações do Sistema Operativo. A grande maioria dos ataques são feitos explorando falhas nas aplicações que os utilizadores tipicamente usam, se não tiver o software devidamente atualizado, aumentará o número de falhas que podem ser exploradas. Atualize regularmente o sistema operativo e o browser de acesso à internet.


  • Atenção na instalação de software: para aumentar a segurança do seu computador deverá utilizar software devidamente licenciado. Não instale programas/softwares sem que garanta antecipadamente a fiabilidade da sua origem. Nem todos os programas são aquilo que afirmam ser e muitos vão apenas permitir a terceiros o acesso à sua informação.


INTERNET SEGURA

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Hoje em dia utiliza-se a internet não só para trabalhar, como também para ocupar os tempos livres e falar com os amigos. Por isso é cada vez é mais importante saber identificar os perigos e salvaguardar a segurança dos equipamentos do acesso por terceiros a dados e informações pessoais.

  • Nem tudo deve ser partilhado. A utilização de computadores ou smartphones no acesso à internet deve ser efetuada de forma responsável, dando particular atenção à informação que se disponibiliza nas redes sociais.


  • Não identifique ou forneça dados pessoais como o nome completo, moradas, números de telefones ou telemóvel e endereços de e-mail, em redes sociais ou páginas da internet que se apresentem em nome do seu banco ou outro serviço. Se estiver num site que lhe solicita a inserção de informações sensíveis, verifique se há sinais de algo suspeito. Por exemplo, verifique o URL para se certificar de que a página é realmente parte do site da organização e não de uma página fraudulenta num domínio diferente (como NBbanco.com ou g00gle.com). Se ainda estiver numa página onde lhe vão ser solicitados meios de pagamento (como informações sobre o seu cartão de crédito), verifique o ícone do cadeado no browser.


  • Não confie cegamente nos outros utilizadores das redes sociais que muitas vezes são simples utilizadores desconhecidos, ou até podem ser amigos com contas comprometidas.


  • Cuidado com o conteúdo de alguns anúncios partilhados nas redes sociais, os designados hoaxes que são mensagens falsas sobre um determinado tema que pode ir desde a crianças supostamente doentes, a alterações no sistema/regras de determinada rede social, pessoas que estão desaparecidas, bilhetes da lotaria, e mesmo concursos para que se ganhem equipamentos eletrónicos ou vouchers de compras. Perante a entidade certifique-se que determinado anúncio/concurso é real ou não.


  • Tenha em atenção os jogos online pois, por serem muito apreciados pelos mais novos, alguns deles não são mais do que uma via para obter passwords e informações pessoais.


  • Atenção às ofertas de trabalho que parecem excelentes oportunidades de ganhar dinheiro sem esforço. Por vezes o que é pedido aos "candidatos" é que tenham contas em Bancos nacionais para que sirvam de intermediários em transferências de dinheiro para países estrangeiros cuja origem é ilegal e lesa terceiros.


  • Não use computadores públicos (como os cibercafés) para efetuar compras online, já que estes equipamentos podem estar infetados com vírus ou estar a ser alvo de vigilância por terceiros.


  • Utilize passwords complexas. Não utilize datas de nascimento ou outras referências pessoais já que essas são as primeiras que terceiros, com intenções maliciosas, tentam utilizar.


UTILIZAÇÃO DO CORREIO ELETRÓNICO

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As mensagens de correio eletrónico e seus anexos são frequentemente usados para propagar vírus ou proporcionar uma porta de entrada para um hacker aceder ao seu computador.


Se recebeu uma mensagem de correio eletrónico que não reconhece a origem ou o assunto da mesma, que contém links e/ou ficheiros em anexo , onde são solicitadas informações de caráter privado e/ou confidencial, ou em que incluem ofertas de trabalho demasiadamente atrativas, DESCONFIE de imediato.


Alguém, provavelmente, o está a tentar enganar pelo que se deve precaver. Estará perante aquilo que se denomina, de uma forma geral, como Phishing. Os ataques de Phishing têm evoluído rapidamente adaptando-se à realidade atual. Os mais recentes prendem-se, sobretudo, com programas maliciosos que se instalam quando acede a links ou abre anexos em emails.

  • Deve apagar a mensagem sem a ler mesmo que o assunto seja apelativo.


  • Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele.


  • Não deve reencaminhar a mensagem.


  • Não deve responder à mensagem.


Se recebeu um e-mail que não estava à espera, por mais que o remetente do e-mail lhe pareça fidedigno, por telefone confirme sempre a veracidade do conteúdo do e-mail com a respetiva entidade (exemplo: Pagamento de uma importância para a receção de uma encomenda que não esperava; um pagamento suplementar de agua, luz ou portagens).


Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

CUIDADOS A TER COM OS SEUS DADOS DOS CANAIS DIRETOS

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Garanta a segurança dos seus dados e a confidencialidade das suas transações.

  • Nunca introduza a totalidade dos dígitos da matriz, que constituem o código de segurança 2º nível, disponível no seu cartão dos canais diretos. Esses dígitos são necessários para efetuar operações nos canais diretos, e o NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos, nem lhe enviará emails a solicitar todos os dados da mesma.


  • Nunca solicitamos o número de telemóvel para aceder aos serviços homebanking. Mantenha os seus dados de acesso reservados. Nunca os divulgue, mesmo a pessoas da sua confiança, nem os anote em papéis. Mantenha sempre consigo o cartão dos canais diretos, evitando que terceiros possam ter acesso à matriz (código de 2º nível).


  • No serviço NBdirecto, normalmente os seus dados de acesso são introduzidos no sistema automático. Contudo, em casos excecionais, estes poderão ser-lhe solicitados pelo assistente. Nesse caso, assegure-se de que ninguém à sua volta está a escutar.


  • Se for contactado pelo NBdirecto, sem que tenha solicitado esse contacto, mantenha-se atento e não transmita os seus dados de acesso ou outras informações que possam colocar em causa o seu património.


  • Desconfie de alterações na imagem gráfica do NBnet ou nos procedimentos de acesso a que está habituado. Por exemplo, se lhe pedirem mais dados de acesso do que o habitual, ou se a página de introdução dos dados abrir numa janela distinta. Na dúvida, contacte o NBdirecto.


  • Desconfie se lhe forem apresentados, nas páginas, textos com erros gramaticais ou gralhas, ou se a linguagem utilizada indiciar que foram escritos por estrangeiros ou pessoas que não dominem a linguagem e os termos habitualmente utilizados no NBnet.


  • Evite aceder ao NBnet de um computador público ou partilhado por desconhecidos, a não ser que se trate de um posto NBnet num balcão NOVO BANCO.


  • Altere periodicamente o seu código de acesso aos canais diretos. Defina um código de acesso diferente daqueles que utiliza em sites que não requerem tantas preocupações de segurança. Evite códigos de acesso que possam ser facilmente adivinhados, como datas de nascimento ou números de telefone.


  • Sempre que introduzir os seus dados de acesso, certifique-se de que ninguém está a observá-lo e quando acaba de utilizar o NBnet, deve terminar a sessão, clicando no botão "Sair".


  • Certifique-se que está no NBnet, verificando a existência de um pequeno cadeado fechado no topo da página. Clique duas vezes sobre o mesmo e confirme que o campo "Issued to" se encontra preenchido com "sec.novobanco.pt".


Monitorize as suas contas.
Tenha o hábito de verificar a data e a hora do último acesso ao NBnet