Soluções NB Saúde

Uma garantia de pagamento.

Não tem um conhecimento aprofundado dos hábitos e práticas de um seu potencial parceiro de negócio internacional? O risco país pode ser relevante? Um Crédito Documentário proporciona-lhe uma garantia de pagamento com base na comprovação documentária acordada entre as partes.

É Crédito porque é um compromisso irrevogável por parte de um banco - banco emitente (banco que emite o crédito subjacente à transação comercial). Este compromisso irrevogável é testemunhado pela existência de uma mensagem SWIFT MT700.

É Documentário porque é a existência dos documentos que comprova a transação comercial, e que constitui a contraparte do crédito para as instituições financeiras.

Caso pretenda obter informação sobre as condições e preçário contacte-nos através do telefone 222 063 510 ou pelo endereço tradefinance@NOVOBANCO.pt.

Vantagens

  • PARA O EXPORTADOR

    Permite obter uma garantia de pagamento - independente do objecto da transação- do valor do fornecimento, desde que cumpridos todos os termos e condições da Carta de Crédito (Crédito Documentário).
    Assume, deste modo, particular importância a avaliação das entidades intervenientes (nomeadamente do banco emitente) assim como a modalidade de emissão da Carta de Crédito.
    Permite obter financiamento ou conceder:

    - O NOVO BANCO pode assegurar a obrigação do banco emitente (confirmação)

    - Os bancos envolventes atuam de acordo com as regras e usos uniformes internacionais da Câmara de Comércio Internacional.

  • PLATAFORMA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS - NBnetwork

    Todos os utilizadores do NBnetwork, com acesso ao serviço Premium, têm atualmente à sua disposição diversas funcionalidades na área de Trade Finance.

  • PARA O EXPORTADOR

    - As suas exigências em termos de condições de expedição e formalização dos documentos fazem parte integrante do crédito. Só após verificada a conformidade da documentação requerida (a qual se reporta à expedição e características da mercadoria) o exportador será reembolsado, imediatamente ou numa data futura acordada, conforme as condições de pagamento estipuladas

    - Permite evitar o pagamento antecipado

    - Permite obter financiamento

    - Os bancos envolventes atuam de acordo com as regras e usos uniformes internacionais da Câmara de Comércio Internacional.

 

SAIBA TUDO

CONCEITO Um Crédito Documentário é todo e qualquer acordo nos termos do qual um banco emitente, por conta e ordem de um seu cliente, assume, perante um beneficiário, o compromisso irrevogável de efetuar um pagamento à vista ou de pagar numa data futura, contra a apresentação de documentos estipulados, cumpridos que sejam os termos e condições do crédito. É um crédito mas não se trata de um mero crédito, mas sim de um compromisso irrevogável por parte de um banco - banco emitente (banco que emite o crédito subjacente à transação comercial). Este compromisso irrevogável é testemunhado pela existência de uma mensagem SWIFT MT700. E é documentário porque é a existência dos documentos que comprova a transação comercial, e que constitui a contraparte do crédito para as instituições financeiras. O Crédito Documentário é notificado ao beneficiário por intermédio do banco avisador, um correspondente do banco emitente. Em determinadas situações, e com vista a salvaguardar a posição do beneficiário face aos riscos previsíveis, o crédito poderá ser confirmado pelo banco do país do exportador, ou seja, este banco assume solidariamente com o banco emitente a responsabilidade pela operação.
TRANSACIONALIDADE É possível aos clientes do NOVO BANCO solicitarem a emissão / alteração / acordo a divergências de uma Carta de Crédito diretamente no NBnetwork.
CONSULTAS É possível aceder à consulta das seguintes funcionalidades das operações de Créditos Documentários de Importação:
  • Consulta genérica de Créditos Documentários
  • Consulta de aterações efetuadas a Créditos Documentários
  • Acesso a mensagens de abertura de Créditos Documentários
  • Consulta de datas de vencimento.
NORMAS APLICÁVEIS UCP 600 - Regras e Usos Uniformes Relativos aos Créditos Documentários