Soluções NB Saúde

Adquira equipamento para a sua empresa, pagando mais tarde

Pretende adquirir equipamento? O seu fornecedor (exportador) insiste em que o pagamento seja efetuado "à vista", mas a sua empresa pretende pagar total ou parcialmente "a prazo"?
Saiba que o Forfaiting pode ser uma solução para ambas as partes.

Vantagens

  • PARA O EXPORTADOR

    - Converte um crédito a prazo com base numa transação comercial num crédito à vista/imediato.

    - Liberta o exportador de tarefas e de problemas administrativos na cobrança dos valores junto do importador

    - Providencia a gestão da liquidez e a mitigação do risco associado à situação política e económica do país do importador (riscos político e de transferência), em virtude de estar vedada a possibilidade de recurso sobre o exportador

    - Confere proteção contra o risco de aumento da taxa de juro e de flutuações da taxa de câmbio

    Geralmente, é durante a fase de negociação contratual ou de produção (pré-expedição) da mercadoria que o aconselhamos a nos contactar com vista à negociação deste tipo de operação.

  • PARA O IMPORTADOR

    - A utilização do Forfaiting pelo exportador permite ao Importador beneficiar de um package financeiro no momento da compra dos seus produtos (financiamento dos produtos importados a 100%, ausência de risco taxa de juro, etc)

    - Realiza a gestão das necessidades de tesouraria (pagamento a prazo em vez de pagamento à vista) e dos custos de financiamento (geralmente muito elevados, quando associados diretamente à importação).

 

SAIBA TUDO

CONCEITO Forfaiting, desconto sem recurso ou financiamento sem recurso são designações idênticas para o mesmo produto.

Trata-se de uma modalidade de financiamento, geralmente de médio/longo prazo, associada a transações de comércio internacional. O Forfaiting tem assumido um papel cada vez mais relevante para os exportadores que desejam dispor dos fundos no momento em que dispõem de instrumentos negociáveis de reconhecimento de dívida, ao invés de aguardarem por pagamentos a efetuar na(s) data(s) futura(s) acordada(s) com o importador.

Envolve, tradicionalmente, a compra, por desconto, das condições de pagamento assumidas pelo fornecimento de mercadorias / prestação de serviços - geralmente através de notas promissórias /letras subscritas/aceites -, por um importador a favor de um exportador.

O Forfaiter efetua o pagamento de imediato ao exportador pelo valor líquido dos títulos (taxa de desconto e outras eventuais despesas já deduzidas), possibilitando ao exportador o financiamento da mercadoria exportada e ao Importador o pagamento futuro da mercadoria importada.
PLATAFORMA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS NBnetwork Na sua qualidade de exportador, caso pretenda submeter ao NOVO BANCO uma operação desta natureza, certifique-se que dispõe dos seguintes elementos:
- Nome do importador
- País do importador
- Nome do banco do importador
- Moeda e montante da operação
- Natureza dos bens a exportar
- Data(s) (prevista(s)) de embarque
- Termos e calendarização dos pagamentos solicitados pelo importador
- Títulos envolvidos - Notas promissórias, letras, etc.
- Possibilidade de obtenção de garantias adicionais (aval do banco do importador, seguro de crédito, etc.)