Skip to main content
COVID-19:

Cobranças Internacionais

Cobranças Internacionais

Uma forma de pagamento propícia no comércio além fronteiras

Pretende uma forma de liquidação que lhe permita reduzir o risco comercial e financeiro inerente às suas operações comerciais com o estrangeiro? As Cobranças Internacionais podem ser a solução.

Numa Cobrança Documentária, o fornecedor (ordenador/cedente) dá instruções específicas ao seu banco para entregar os documentos ao importador (sacado), contra o pagamento à vista ou o aceite para pagamento numa data futura acordada.

Podem ser apresentados os seguintes tipos de documentos:

Comerciais – Fatura, Conhecimento de Embarque Marítimo (B/L), Carta de Porte Aéreo (AWB), Recibo de Transitário (FCR), Guia de Camionista (CMR), Apólice/Certificado de Seguro, Lista de Embalagem, Nota de Peso, Certificado de Origem, entre outros; Financeiros – Letras, Notas Promissórias, Cheques, Pagarés, entre outros.

Financeiros – Letras, Notas Promissórias, Cheques, Pagarés, entre outros.

Vantagens

PARA O EXPORTADOR

Quando existe confiança na capacidade e pontualidade do Importador de honrar os seus compromissos, permite:

  • Facilitar o acesso ao financiamento bancário, dado existir documentação que comprova o fornecimento de mercadorias/serviços

  • Menores custos do que os ocasionados pelo recurso ao Crédito Documentário

  • Minimizar o risco de crédito

  • Reduzir o prazo de recebimento dos fundos

 

PARA O IMPORTADOR

Quando o importador consegue avaliar a pontualidade do exportador em termos de expedição da mercadoria/prestação do serviço, permite:

  • Menores custos do que os ocasionados pelo recurso ao Crédito Documentário

  • Minimizar o risco de incumprimento das obrigações contratualmente assumidas pelo exportador

 

PLATAFORMA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS - NOVOBANCO EMPRESAS ONLINE

Todos os utilizadores do NBnetwork, com acesso ao serviço Premium, têm atualmente à sua disposição diversas funcionalidades na área de Trade Finance.

Saiba tudo

Uma Cobrança Documentária é um método de pagamento muito utilizado e vulgarizado nas transações comerciais além fronteiras.
Na prática, a remessa documentária abrange o processamento de um conjunto de documentos que são apresentados por um fornecedor de bens e/ou serviços com instruções específicas para cobrança dos fundos ou para o aceite de uma letra por parte do comprador.
Numa Cobrança Documentária, o fornecedor (ordenador/cedente) dá instruções específicas ao seu banco para entregar os documentos ao importador (sacado), contrao pagamento à vista ou o aceite para pagamento numa data futura acordada.

Todos os utilizadores do novobanco Empresas Online, com acesso ao serviço Premium, têm atualmente à sua disposição diversas funcionalidades na área de Trade Finance, nomeadamente:

Consultas
É possível obter o detalhe das seguintes operações de Cobranças Documentárias:

  • Consulta de Cobranças e Descontos de Exportação
  • Consulta de Cobranças de Importação

Regras uniformes relativas às cobranças, da Câmara de Comércio Internacional NR.522.