Agricultura e Agroindústria
A sua segurança é importante para nós. Consulte já as recomendações de segurança e os alertas de fraude.
Agricultura e Agroindústria
A fragmentação da produção, a fraca capacidade negocial e a reduzida valorização dos produtos continuam a penalizar o rendimento de muitos agricultores portugueses. Mas o setor agrícola começa a dar sinais de mudança: as Organizações de Produtores (OP’s) estão a ganhar terreno como instrumento central para criar valor, reforçar a competitividade e preparar a agricultura nacional para um contexto económico cada vez mais exigente.
Um estudo promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) sublinha que grande parte das limitações do setor resulta da ausência de organização coletiva e de uma fraca ligação ao mercado. Muitos agricultores tomam decisões que afetam diretamente o preço final dos seus produtos sem informação suficiente, sem estratégia comercial e com pouca articulação entre produtores.
A organização dos agricultores em estruturas coletivas é um dos fatores mais decisivos para criar valor, sobretudo nas explorações de pequena e média dimensão. As Organizações de Produtores permitem concentrar a oferta, reduzir custos e reforçar a posição dos agricultores numa cadeia de valor tradicionalmente dominada pela distribuição.
A integração numa Organização de Produtores oferece um conjunto alargado de vantagens económicas, técnicas e comerciais. Entre os principais benefícios identificados pelos produtores e pelos estudos setoriais destacam‑se:
concentração da oferta e do reforço do poder negocial
economias de escala na aquisição de fatores de produção
distribuição, facilitando o escoamento dos produtos
hortofrutícolas e na abordagem ao mercado
em inovação e investigação
acompanhamento contínuo das explorações
com taxas mais favoráveis
na Organização de Produtores
As Organizações de Produtores assumem também um papel crescente na capacitação dos agricultores, promovendo a adoção de novas técnicas de produção, sistemas de rega mais eficientes e maior mecanização, contribuindo para a modernização das explorações.
Apesar destes benefícios, Portugal continua a apresentar níveis reduzidos de associação, sobretudo no setor hortofrutícola. Apenas cerca de 20% da produção é comercializada através de Organizações de Produtores, um valor inferior ao da maioria dos países da União Europeia, refletindo ainda uma cultura marcada pelo individualismo agrícola e pela resistência à mudança.
Apesar das vantagens económicas e operacionais, a integração numa Organização de Produtores implica desafios significativos, sobretudo ao nível organizacional e cultural. Entre os principais obstáculos identificados destacam‑se:
habituados a gerir de forma individual a produção e a comercialização
autonomia, nomeadamente na definição de preços, canais de venda e decisões comerciais
a declaração rigorosa das áreas de produção
à OP, limitando vendas diretas ou alternativas
em contextos de incerteza
consensuais entre todos os associados
e aos Programas Operacionais
Estas exigências nem sempre são facilmente aceites, sobretudo por produtores mais pequenos ou com percursos marcados por uma forte autonomia. Ainda assim, a experiência recente mostra que, após um período de adaptação, a maioria dos agricultores integrados reconhece os benefícios da organização coletiva e a melhoria da sua posição no mercado.
Um dos pontos‑chave do estudo é a necessidade de os agricultores olharem para além da produção. O valor económico, sublinha a AJAP, não se cria apenas no campo, mas também com:
A inovação surge como outra condição essencial para a sustentabilidade económica das explorações agrícolas. Longe de se limitar à maquinaria ou à tecnologia, a inovação inclui novas formas de organização, novos modelos de negócio, métodos de comercialização e relações com os clientes.
Deverá haver uma aposta clara na inovação aberta, baseada na cooperação entre agricultores, universidades, Empresas e entidades públicas. Esta abordagem permite ultrapassar limitações de escala e de recursos, especialmente relevantes em zonas rurais de baixa densidade.
Em paralelo, o marketing agrícola continua a ser pouco valorizado. Muitos produtores permanecem excessivamente focados na produção, descurando aspetos como segmentação de mercados, posicionamento, comunicação e marca. Estratégias de marketing bem estruturadas, desde a definição de preços baseada no valor até à escolha de canais de distribuição, são vistas como determinantes para melhorar a rentabilidade.
No setor hortofrutícola, apesar de existirem quase uma centena de Organizações de Produtores reconhecidas ou em processo de reconhecimento, Portugal continua entre os países da UE com menor concentração da produção. Esta fragilidade mantém um claro desequilíbrio de forças entre agricultores, distribuição e indústria.
Ainda assim, os sinais de mudança são crescentes. A adesão às OP’s tem aumentado, impulsionada por políticas públicas que valorizam a organização coletiva e majoram os apoios ao investimento para produtores integrados em OP e para as próprias organizações.
Para muitos agricultores, aderir a uma OP é hoje encarado como a melhor forma de:
e ajustá‑la ao mercado
a oferta
dos produtos
operacionais
Tudo indica que na Política Agrícola Comum (PAC) pós-2027 continuará a haver um reforço no papel das Organizações de Produtores e dos seus Programas Operacionais, com mais incentivos, maior previsibilidade financeira e um forte enfoque na sustentabilidade.
Num contexto de instabilidade económica, pressão sobre custos, exigência ambiental crescente e mercados mais voláteis, o reforço da organização coletiva surge como uma das respostas mais sólidas para garantir a viabilidade económica e a sustentabilidade de longo prazo da agricultura portuguesa.
O futuro do setor passa por maior cooperação entre produtores, por uma visão que vá além da produção e por uma agricultura mais organizada, inovadora e capaz de gerar valor em toda a cadeia agroalimentar.
PUB | NOVO BANCO S.A. | Registo nº 7 no Banco de Portugal.