Ordens Stop

A ordem Stop é uma instrução para comprar ou vender uma quantidade de acções, sendo a instrução activada quando a cotação da acção atingir um preço especificado pelo cliente, preço trigger, podendo ainda ser especificado um preço limite de execução.

Existem dois tipos de ordens Stop:

STOP LOSS É uma ordem em que apenas é indicado um preço trigger, sendo a ordem lançada no sistema ao melhor, assim que o preço trigger for alcançado.
STOP LIMIT É uma ordem em que é indicado um preço trigger e um preço limite, sendo a ordem lançada no sistema ao preço limite indicado, assim que o preço trigger for alcançado.

As ordens Stop estão inactivas e não visíveis para os participantes no mercado até o preço trigger ser alcançado.

Existem três preços relevantes: último preço transaccionado, preço trigger e preço limite. O preço trigger é obrigatório para ambas as ordens stop. O preço limite é obrigatório nas ordens Stop Limit.

Nas ordens de compra o preço trigger tem de ser maior que o último preço transaccionado e no caso de haver um preço limite, este tem de ser maior ou igual que o preço trigger (último preço transaccioanado < trigger <= preço limite).

Nas ordens de venda o preço trigger tem de ser menor que o último preço transaccionado e no caso de haver um preço limite, este tem de ser menor ou igual que o preço trigger (último preço transaccionaddo > trigger >= preço limite).

O NOVO BANCO faz a validação entre o trigger e o preço limite caso exista. A NYSE Euronext faz a validação entre o último preço transaccionado e o trigger, rejeitando a ordem no caso de esta não cumprir as regras de ordenação. As ordens stop estão especialmente vocacionadas para:

  • Investidores que utilizam análise técnica para as suas decisões de investimento;
  • Investidores que procuram limitar perdas nos mercados.

Por exemplo, ordens stop de venda podem ser posicionadas para preços mais baixos, quando uma cotação de suporte tiver sido quebrada, permitindo ao cliente limitar perdas.

Por exemplo, ordens stop de compra podem ser posicionadas para preços mais altos, assegurando que o investidor pode eventualmente aproveitar o começo de um trend positivo.