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ALERTAS - Esteja atento

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Ignore as mensagens de origem ou conteúdos suspeitos.
Em caso de dúvida não clique!
Contacte o NOVO BANCO através do serviço NBdireto 707 24 7 365.

12 Out 2018 - Chamadas Telefónicas Fraudulentas.

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Chamadas telefónicas em inglês, de pretensos funcionários da "Microsoft", a informar que detetaram anomalias no seu computador ou que a licença do software estava cancelada.
Nesta sequência, indicam que é necessário efetuar à remoção do software malicioso instalado no computador e/ou à aquisição de software (Antivírus). Na maioria destes contactos, o suposto técnico da "Microsoft" solicita autorização para aceder remotamente ao seu computador.
Com este acesso remoto autorizado por si, podem copiar ficheiros pessoais e instalar programas maliciosos sem o seu conhecimento.
Alertamos que não deve fornecer quaisquer dados pessoais ou bancários por telefone a supostas entidades fidedignas que o contactem, pelo que, sugerimos que desligue a chamada e contacte a entidade em causa, por forma a confirmar a veracidade do mesmo.
Esta fraude é designada por Vishing, cujo termo em inglês é uma combinação entre as palavras voz (voice) e phishing, que tem como objetivo obter dados ou informações pessoais como números de cartões de crédito, palavras-passe entre outros.
Recomendações para este tipo de situações:
- Não permita o acesso remoto ao seu computador.
- Não transmita os seus dados de acesso ao Homebanking, dados de Cartões de Crédito ou outras informações sensíveis.
- Se receber um e-mail ou uma chamada telefónica não solicitada que aparente ser da Microsoft ou de outra empresa, solicitando-lhe para enviar informações pessoais ou clicar em ligações, ignore ou denuncie o e-mail ou desligue a chamada. Se recebeu um email que não estava à espera, por mais que o remetente do email lhe pareça fidedigno, em caso de dúvida, por telefone confirme sempre a veracidade do conteúdo do email com a respetiva entidade.
- Não confie em chamadas não solicitadas. Não forneça informações pessoais.

19 Set 2018 - E-mail Fraudulento que solicita mais do que três dígitos do cartão matriz.

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Nunca e em circunstância alguma fornecer mais do que três dígitos do cartão matriz em qualquer página da internet.
Principais cuidados na utilização do correio eletrónico em caso de receção de mensagens suspeitas:
- Deve apagar a mensagem sem a ler mesmo que o assunto seja apelativo;
- Não clicar em links que constem na mensagem.
- Verifique a segurança do seu computador;
- Não deve abrir anexos (ex. pdf's, docx, doc, exe, tar) antes de se certificar, junto do remetente, que o conteúdo é seguro e que a mensagem foi de facto enviada por ele;
- Não deve reencaminhar a mensagem:
- Não deve responder à mensagem.

Se recebeu um email que não estava à espera, por mais que o remetente do email lhe pareça fidedigno, em caso de dúvida, por telefone confirme sempre a veracidade do conteúdo do email com a respetiva entidade.

Conheça as recomendações de segurança disponíveis no site do NOVO BANCO (novobanco.pt/segurança).

Para esclarecimentos internos deverá contactar infosec@novobanco.pt

26 Set 2017 - Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta reativação do Cartão Matriz

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Este e-mail contêm um link (link "Iniciar Actualização") que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.
O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos. Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.
O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.
Verifique a segurança do seu computador.

03 Mai 2017 - E-mail Fraudulento que solicita uma aprovação de uma operação ("Você tem uma transação para confirmar:")

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Este e-mail contêm um link (Botão "Clique aqui para validar a operação"). que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.
Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato.Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.
O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.
Verifique a segurança do seu computador.

26 Abr. 2017 - E-mail Fraudulento - Tentativa de obtenção de credenciais de acesso

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Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta reativação do Cartão Matriz.
Este e-mail contêm um link (Botão Reatualizar) que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.
O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos.
Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.
O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.
Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.
Verifique a segurança do seu computador.

19 Out. 2016 - E-mail Fraudulento / WebSite fraudulento

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Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz.
Este e-mail contêm um link (Botão Atualizar) que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.
O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos.
Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.
O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.
Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.
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15 Set. 2016 - E-mail Fraudulento/ WebSite fraudulento

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Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz".
O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos. Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.
O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos. Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365. Verifique a segurança do seu computador.

27 Jul. 2016 - E-mail Fraudulento / Ameaça sob Pagamento ilícito

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Tentativa de fraude através de ume-mailsolicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz com base numa ameaça sob o "pagamento de uma coima"".

Este e-mail contêm um link (ACTIVAR CARTÃO Matriz) que o redireciona para um WebSite fraudulento.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.

O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

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19 Jul. 2016 - E-mail Fraudulento / Ameaça sob Pagamento ilícito

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Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz com base numa ameaça sob o "pagamento de uma coima". Este e-mail contêm um link (Botão Ativar Cartão Matriz) que o redireciona para um WebSite fraudulento".

Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz com base numa ameaça sob o "pagamento de uma coima". Este e-mail contêm um link (Botão Ativar Cartão Matriz) que o redireciona para um WebSite fraudulento.

O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos.

Caso tenha recebido este e-mail, apague de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.

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27 Mai. 2016 - E-mail Fraudulento / Utilizador Desativado

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Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz com base numa ameaça sob o "pagamento de uma coima". Este e-mail contêm um link (Botão Ativar utilizador) que o redireciona para um WebSite fraudulento".

O NOVO BANCO nunca solicita este tipo de procedimentos.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não o deverá abrir, clicar em links ou seguir falsas instruções.

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