Turismo
Newsletters Turismo
dezembro 2025
setembro 2025
junho 2025
março 2025
Turismo
Consigo, na arte de saber bem receber em Portugal
PUB | NOVO BANCO S.A. | Registo nº 7 no Banco de Portugal.
Devido ao temporal que afetou várias zonas do país, alguns dos nossos Balcões sofreram danos que obrigaram ao seu encerramento temporário. Saiba quais.
Turismo
Newsletters Turismo
Um estudo recente do World Travel & Tourism Council destaca o papel estratégico do Turismo na economia portuguesa. O documento revela uma trajetória de crescimento sustentado, com impacto expressivo no PIB e no emprego. Portugal é apontado como um destino competitivo, mas enfrenta desafios que exigem inovação, sustentabilidade e visão de longo prazo.
O Turismo de Inverno em Portugal está a ganhar relevância como resposta determinante à sazonalidade. Com uma procura crescente por experiências autênticas, destinos de montanha e eventos festivos, o setor revela novas oportunidades para diversificar a oferta e impulsionar a economia fora da época alta.
O segmento MICE tem vindo a afirmar-se como um dos motores estratégicos do Turismo em Portugal. Para além do impacto económico direto, esta vertente de atividades turísticas contribui para combater a sazonalidade, atrair investimento e valorizar territórios menos explorados, posicionando o país como uma marca internacional.
O envelhecimento da população e a crescente valorização da longevidade ativa estão a transformar o Turismo Sénior numa oportunidade promissora. Esta dimensão do Turismo revela potencialidades aos níveis económico, social e territorial, mas exige respostas inovadoras e inclusivas.
À medida que os destinos turísticos portugueses se tornam mais atrativos e rentáveis, multiplicam-se as oportunidades para investidores estrangeiros explorarem nichos de mercado, desenvolverem infraestruturas e estabelecerem parcerias.
A digitalização e a inteligência artificial estão a transformar o turismo em Portugal, oferecendo soluções inovadoras que melhoram a experiência do visitante e a gestão dos destinos. Portugal posiciona-se como referência na transição para um turismo mais inteligente e sustentável.
Mais do que uma data simbólica, o Dia Internacional do Turismo, celebrado a 27 de setembro, é um convite à reflexão sobre o impacto transformador desta atividade. Em Portugal, o turismo tem sido motor de desenvolvimento, inovação e identidade ao longo das últimas décadas.
Com Fátima e os Caminhos de Santiago como âncoras, Portugal afirma-se como destino de turismo religioso, impulsionado por fundos europeus, novas rotas aéreas e iniciativas locais. Em linha com o calendário religioso, reforça a sua posição como hub europeu de turismo religioso.
Com a normalização do teletrabalho e crescente mobilidade digital, tem-se assistido a uma reconfiguração dos espaços habitacionais e de alojamento, com uma maior valorização de locais dedicados ao Co-Living e similares, permitindo a criação de novos modelos de negócio.
Portugal tem-se afirmado cada vez mais no cenário turístico internacional, destacando-se em vários domínios que podem e devem ser maximizados para incrementar a qualidade do turismo e as margens de exploração das Empresas do setor.
A nomeação de Portugal como um dos países organizadores do Mundial de Futebol da FIFA 2030 representa uma oportunidade para o Turismo ganhar uma escala global ainda mais expressiva. Importa, assim, conhecer os desafios e oportunidades para as Empresas do setor.
O Programa Empresas Turismo 360 é uma iniciativa promovida pelo Turismo de Portugal. Aspetos como a transformação digital, os pilares ESG e o alinhamento com metas nacionais e internacionais definem os objetivos do programa, ajudando as PME neste compromisso.
O Turismo tem vindo a posicionar-se como um setor protagonista no panorama da economia nacional sendo expectável que 2024 se revele o melhor ano de sempre da história do setor em Portugal. E 2025 promete superar 2024 em todos os indicadores.
Os apoios do PT2030 revelam-se um pilar extremamente relevante para o desenvolvimento de projetos turísticos, valorizando projetos inovadores, sustentáveis e localizados em territórios de baixa densidade ou pouco desenvolvidos.
O setor do Turismo promete voltar a crescer em 2025 e é possível antecipar 4 grandes vetores: promoção da sustentabilidade, maior recurso à inteligência artificial, valorização da segurança e procura de experiências mais autênticas.
A União Europeia criou uma plataforma para servir de ponto comum a todos os stakeholders do setor do Turismo a nível europeu, reforçar a cooperação e o acesso a informação estratégica e à divulgação de apoios existentes e instrumentos financeiros.
Turismo
Consigo, na arte de saber bem receber em Portugal
PUB | NOVO BANCO S.A. | Registo nº 7 no Banco de Portugal.